Os Nossos Princípios

A Associação Baptista Shalom entende que a Acção Social expressa e busca cumprir os valores cristãos na sociedade, com o objectivo de propiciar condições para a plena realização da pessoa humana, ao próximo, à natureza e a Deus.

A Associação compreende que as Escrituras apoiam a posição de que o dever do crente de amar, inclui as dimensões sociais bem como as espirituais. A Associação crê também que as Escrituras ensinam a responsabilidade social de proteger vidas inocentes e carentes, mas também exorta a que o bem seja feito a todos, principalmente aos domésticos da fé. A Associação crê que a Acção Social dos crentes será sempre de inspiração cristã, porque baseada no propósito de Deus, que criou o homem à sua semelhança e, por isso, está comprometida com a manutenção da vida e da dignidade humana.

A Associação crê que a Acção Social desafia os próprios crentes e igrejas a assumirem e viverem a sua responsabilidade social, a fim de que sejam modelos para a sociedade e uma alternativa para o mundo. A Associação crê que a Acção Social é individual, no sentido da responsabilidade do crente como pessoas; e é comunitária, no sentido da responsabilidade da igreja, e como decorrência, da própria Associação. A Associação entende que a Acção Social compreende a Ética Social Cristã, a Responsabilidade Social Cristã, o Serviço Social e a Assistência Social. A Acção Social – como criadora da Consciência e da Responsabilidade Social entre os crentes; compreende também, o Serviço Social, no sentido do conjunto de processos tendentes a reajustar o indivíduo na vida regular da comunidade, de maneira a torná-la útil a si mesmo e aos outros e, ainda, abrange a Assistência Social como actividade que se expressa através de Obras Sociais, isto é, obras concretas, ou então Serviços Sociais que exercem acções curativas ou preventivas, em situações de necessidades concretas e imediatas.

A Acção Social dos crentes manifesta sua presença e actuação em todos os campos que dizem respeito ao homem, suas acções e carências, sem distinções de etnia, sexo ou qualquer outra discriminação. Por essa razão os crentes propõem-se realizar uma Acção Social, eclesiástica, individual, em busca do bem-estar comum, tanto dos crentes quanto dos não crentes.

A Associação reconhece, entretanto, que há relação estreita entre a Evangelização e a Responsabilidade Social (como Acção Social), visto que proclamar Jesus Cristo como o Senhor e Salvador tem implicações sociais, pois leva as pessoas a arrependerem-se dos seus pecados pessoais e também de pecados sociais e a viverem uma nova vida de rectidão e paz, numa sociedade que desafia os valores da vida sem Cristo.